A importância da prevenção do câncer de mama é reforçada através de exposição

Durante o mês de outubro quem passa pelo Complexo de Saúde Bom Samaritano pode conferir os mais de 10 painéis da exposição “A mulher e o câncer de mama no Brasil”. A mostra, idealizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) é realizada na região pelo Hospital Bom Samaritano (HBS) e o Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO). Retrata a importância das mamas, seus aspectos culturais, históricos e biológicos.
Dividida em duas partes, o começo da exposição fala dos seios como fonte das mais diversas feminilidades, como símbolo da vida por propiciar a amamentação; como motivo de inspiração e beleza, por ser retratado nas artes; e como ícone de ousadia e força, quando no fim da Segunda Guerra as mulheres começaram a usar o órgão para reivindicar direitos sobre o corpo e condições sociais e políticas.
A exposição usa de todos esses elementos que reforçam a força das mamas para mostrar que, como parte do corpo, elas também adoecem. Em sequencia, é falado sobre o câncer de mama - uma das doenças que mais preocupa por ser a principal causa de mortalidade por câncer entre as mulheres, principalmente as brasileiras.
Nos painéis é contada a origem da doença, seu diagnóstico, tratamento e a importância da prevenção.
A visitação da exposição é aberta para pacientes do Complexo Hospitalar e acompanhantes. Visitas externas devem ser agendadas pelo (33) 2101-6165.